01 - “Experimentar o Experimental”

Turbilhão, assim podemos adjetivar a imensa quantidade de material que é adicionado a rede mundial de computadores todos os dias. A produção de todo esse conteúdo não tem dono específico, e seria complicado tentar estabelecer qualquer tipo de característica comum entre todos os perfis, blogs, sites e afins. Multiplicando o espaço da Terra por infinito, a internet trás, dentro de sua imensidão, muita coisa que não pode passar despercebida aos nossos olhos.

Sendo o maior site de compartilhamento de vídeo até agora existente, o YouTube recebe diariamente sessenta e oito milhões de visitas. Vídeos nonsenses, amadores, clips, filmes, fragmentos, aulas, palestras, entrevistas e muitas outras coisas mais. De tudo isso, qual seria a porcentagem de material que realmente vale a pena? Não sei – ninguém sabe – responder. Mas encontrar uma entrevista concedida por Clarice Lispector ou Carlos Drummond de Andrade há anos e anos atrás só pode ser considerado um privilégio.

Por isso pretendo trazer diariamente, aqui para o blog, algumas dessas pérolas ligadas à cultura nossa de cada dia. Música, arte, entrevistas e documentários vão compor boa parte do conteúdo. Peço que os leitores sejam mais do que meros expectadores e possam participar na feitura do blog através de comentários, críticas e sugestões.

Para dar início às postagens, mais do que um texto de boas-vidas, tem que ter vídeo, né? Então segue, para começar, uma edição de imagem conjunta com áudio retirado do CD Silêncio que Precede o Esporro, da banda O Rappa. Wally Salomão no famoso “experimentar o experimental”, quase inaudível no álbum. Aqui, com legenda, a poesia e filosofia podem ser melhor apreciadas. No final o vídeo ainda conta com a uma humilde poesia assinada pelo mesmo que editou o vídeo, Alex Fedox. Parabéns pela iniciativa e por trazer luz ao discurso de um grande pensador.

“A memória é uma ilha de edição”.
Grande abraço.