29 - A Copa da Mudança

A seleção brasileira de futebol completa, neste domingo, dia 29 de junho, 50 anos desde a primeira conquista da copa do mundo, em 1958, na Suécia. Este momento entrou para história não só do futebol, mas da sociedade brasileira como um todo. A partir deste dia, se tornou mais fácil esquecer o que foi o “maracanazo” na copa de 50, no Brasil, quando perdemos a final para o Uruguai por 2 a 1.


Como foi a participação da seleção canarinho na copa do mundo de 58? O Brasil ficou no grupo quatro, juntamente com União Soviética, Inglaterra e Áustria. Nesta primeira fase, vencemos no primeiro jogo a Áustria por 3 a 0, empatamos o segundo por 0 a 0 com a Inglaterra e vencemos a União Soviética por 2 a 0. Terminando em primeiro lugar na fase de classificação.


Nesta época, os times foram direto para as quartas de final. O Brasil enfrentou o País de Gales e venceu por 1 a 0, com gol de Pelé, que mais tarde seria conhecido como o Rei do futebol. Nas semifinais, sapecamos uma goleada de 5 a 2 na França. Mais uma vez na final, o Brasil teve a chance de fazer o povo esquecer a tragédia que foi a copa de 50 e enfim levantar o caneco.


A grande final foi disputada no Estádio Rasunda, Em Estocolmo. E para um público de mais de 50.000 pessoas, o Brasil levantou o primeiro titulo da história, com uma goleada de 5 a 2 sobre os donos da casa, os suecos.


Confira no vídeo abaixo os gols da partida que marcaram para sempre a história do nosso futebol:



pitaco*

A postagem de hoje é comemorativa. E mais do que isso, é de novidade potencial de competência e boas idéias. O jornalista Bruno Escobar começa, a partir desse abençoado domingo, a escrever semanalmente, sobre esporte. O conteúdo será sempre postado no último dia da semana.

Seja bem-vindo.