Nascido em 1922, primeiramente executado em 1923, o Hino Nacional é um símbolo sagrado de nossa pátria. A canção tem letra assinada por Joaquim Osório Duque Estrada e música composta por Francisco Manuel da Silva.
Todos nós conhecemos sua levada e ritmo, além dos versos da poesia mais patriota aqui já escrita. Imortal não só na voz de Fafá de Belém, que incluiu a música em um dos seus Lps, o Hino é uma canção utilizada para diversos fins. O post de hoje traz duas diferentes e históricas versões e pergunta, através da enquete: Qual a melhor?
O primeiro vídeo é de Lobão e sua guitarra distorcida, do ano de 1987, protestando através do Hino, diante de um Canecão lotado que aplaudiu e foi ao delírio no verso final: "Dos filhos desse solo és mãe gentil. Pátria amada, Brasil". Confira o primeiro concorrente:
Já o segundo vídeo conta com a presença de um grande mestre da música da música popular brasileira, que nos prestigiou com o registro autêntico de uma execução cheia de emoção e bossa. Jards Macalé, cantor e compositor carioca, abusou de toda sua perícia musical no programa de televisão da Tv Educativa, do Rio de Janeiro, em 1985.
Veja abaixo:
E então? Gozando de libertade para o julgamento, escolha seu melhor quesito e participe da Enquete. Para descontrarir, você ainda encontra AQUI um vídeo do programa de TV Ídolos onde os participantes são submetidos a um teste e a eles é solicitada a capela do Hino Nacional. O resultado? Um desastre com direito a "E o céu da liberdade em raios frígidos" e "Entroseio, ó liberdade, renasci com nosso prepo a nossa morte".
Muito obrigado pelas visitas e comentários.
Abraço a todos.