O famoso vídeo da festa do PCC, divulgado pelo Jornal da Band, do Boechat, caiu na internet já há muito tempo. Voltar e rever essas imagens é importante não para relembrar o factual, ou seja, o acontecido em sí, mas sim para forçar um pensamento minimamente filosófico ou diferenciado sobre o que provoca ou qual o motivo provocador de tanto alarde à respeito do tráfico de drogas.
Na cabeça inicial do vídeo, feita pelo âncora, Ricardo Boechat, ele diz que os PMs paulistas ficaram surpresos com as imagens feitas pela produtora contratada pelo próprio PCC. Tamanha ousadia dos bandidos só pode ser encarada como uma falência total do estado. Mas alguém sabe medir até que ponto o estado é falho?
O então prefeito da cidade de Diadema, José de Filippi Jr, aparece na matéria com semblante hilário, dizendo o que sempre se diz. “Radicalizar na presença da polícia e no serviço de inteligência”, adianta? Em outro ponto, o comandante da festa dilata os olhos da população a respeito da intimidade que a comunidade mantem em relação aos traficantes, em detrimento ao Estado, ou seja, do investimento público. Alguém nega?
O governador José Serra também ficou indgnado. “Agora, sem dúvida, uma festa macabra do final de 2005”, falou ele, o que todos precisavam ouvir, não é mesmo? A matéria se encerra, enfim, mas e você o que pensa sobre o assunto?
Veja:
***O vídeo foi postado de forma equivocada, no primeiro momento. A versão correta já está devidamente publicada.