07 - Quem Explica?

Todo mundo já viu o músico e compositor Rodrigo Amarante mal-tratar repórteres por aí.  As opiniões sempre se dividem: uns vibram com a inteligência inegável do carioca integrante da eterna Los Hermanos, enquanto outros juram ser ridícula a  sua pseudo-intelectualidade arrogante.

  

Em seu vídeo mais famoso, Rodrigo faz um discurso enorme sobre o funcionamento da impresa brasileira, quando questionado sobre a música Ana Júlia. E, com sinceridade, diz que o repórter "leu puco" na hora de pesquisar sobre a banda.  Mas não é desse clichê que vamos nos aproveitar para viajar pelas masmorras do destino.

  

Em sua opinião, sortes e azares permeiam o meio artístico? Ou melhor, é possível explicar o fracasso de um ou o sucesso de outro? O que levar em conta para julgar? Pois então, perguntaram ao Amarante, após apresentação da Orquestra Imperial: Você saberia explicar o sucesso da Orquestra?

  

Mais pra lá do que pra cá, Amarante brinca de retórica. Confira a sonora do progama de rádio Made in Brazil, produzido por alunos do sexto período de jornalismo da Uni-BH:

E então: quem é capaz de explicar o sucesso do que quer que for? Ainda mais em tempos de internet, não é mesmo? Numa época em que cada vez mais a democratização dos meios e suportes torna-se realidade, o êxito parece enigmático e obviamente, imprevisível.

  

E por falar em sucesso, que tal ser ouvido por duzentas e cinquenta mil pessoas, através da Internet?  Pois é, alguém conhece uma menina de quinze anos chamada Mallu Magalhães?  Em participação no programa Altas Horas, ela deixou o Zeca Pagodinho de queixo caído, além de cativar todos os outros expectadores.

  

Assistam o vídeo e digam vocês se vale mesmo a pena tentar arriscar algum tipo de teoria do sucesso:

 

Grande abraço a todos e um bom início de semana!